Sempre entrega cestas básicas para famílias assistidas pelo CRAS Ilha de Maré

“É o segundo mês que recebo cesta básica aqui no CRAS e está me ajudando muito. Eu vivo da pesca e nesse momento não estamos tendo nenhuma renda, a venda caiu bastante. Só tenho a agradecer por tudo que vocês fazem pelo povo de Ilha de Maré”, disse a marisqueira Sirleide Conceição, 34 anos, ao receber os donativos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), nesta terça-feira (16), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ilha de Maré. Mãe do jovem de Cauã, 15 anos, Sirleirde é uma das 76 famílias assistidas pelo centro de referência que foram beneficiadas com a cesta básica.

O benefício da cesta básica é concedido para as famílias em vulnerabilidade social, após os técnicos dos CRAS, por meio da escuta social, identificarem as necessidades das pessoas assistidas ou referenciados nas unidades socioassistenciais.

De acordo com a secretária da Sempre, Juliana Portela, “atender as necessidades básicas daqueles  que mais precisam, principalmente, nesse momento de pandemia, é fundamental. Que essas pessoas percebam que podem contar com o apoio e cuidado da Prefeitura”, ressalta.

A diretora de Proteção Social Básica (DPSB) Emanuele Rodovalho, que esteve presente na ação em Ilha de Maré, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelos centros de referência da Sempre. “As equipes dos CRAS estão atuando na busca ativa e no atendimento particularizado das famílias, através de escuta qualificada e garantia do acesso aos benefícios, de acordo com as demandas apresentadas, sobretudo, nesse contexto do coronavírus”, disse.

Números

Desde o início da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura já disponibilizou um total de 2.412 cestas básicas às comunidades de Ilha de Maré. Os donativos foram entregues para para comunidades quilombolas (695), famílias com estudantes em escolas municipais (1.544), beneficiários do Programa Salvador Por Todos (90), famílias referenciadas através dos CRAS (65) e moradores atingidos pelas chuvas (18) de Ilha de Maré. Além da entrega das 2.412 cestas básicas, a Prefeitura de Salvador também ofertou 3.736 máscaras para diminuir os riscos de proliferação do Covid-19 na região.