Salvador Por Todos: quarta parcela do auxílio começa a ser paga na sexta-feira (3)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), inicia na próxima sexta-feira (3) o pagamento da quarta parcela do benefício Salvador Por Todos, no valor de R$ 270. De acordo com a legislação aprovada na Câmara Municipal, o benefício continuará a ser concedido a trabalhadores informais em julho podendo ser prorrogável por mais outros dois meses. Os pagamentos em agosto e setembro dependem da avaliação dos  impactos sociais da pandemia na capital baiana.

O auxílio já alcançou mais de 37 mil trabalhadores informais nas etapas anteriores. Em julho, um total de 19.716 pessoas serão beneficiadas. Criado para minimizar os efeitos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus, o Salvador Por Todos está sendo pago em agências da Caixa Econômica Federal (CEF), lotéricas e Bradesco, de acordo com o cronograma definido por ordem alfabética dos nomes dos beneficiários.

Para a secretária Juliana Portela, o benefício está sendo pago conforme planejamento da gestão municipal a fim de evitar aglomeração nas agências. “Vamos iniciar o pagamento da quarta parcela do auxílio para trabalhadores com inicial do nome letra A, ainda nesta semana, na sexta-feira. É um suporte fundamental para famílias que foram afetadas com a crise da pandemia, e que demonstra o cuidado da gestão municipal com a população mais vulnerável”, afirma.

Ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, guardadores de carro, recicladores, baleiros, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo a partir de 60 anos estão entre as categorias que têm direito ao benefício.

Documentos – Os trabalhadores informais e individuais com direito ao benefício que pretendem sacá-lo na rede lotérica ou nos caixas eletrônicos de autoatendimento das agências da Caixa Econômica, devem levar documento de identidade e um dos seguintes cartões: Primeiro Passo, Cartão Cidadão ou do Bolsa Família. Quem não possui nenhum destes precisa se dirigir ao atendimento de balcão em qualquer agência do banco portando o número do NIS e documento de identidade.

Confira o cronograma de pagamentos:

* Trabalhadores com nomes iniciados com a letra A: pagamento a partir desta sexta (3);

* Trabalhadores com iniciais B, C ou D: saque a partir de segunda-feira (6):

* Trabalhadores com iniciais E: retirada na terça-feira (7);

* Trabalhadores com iniciais F, G, H ou I: saque a partir de quarta-feira (8);

* Trabalhadores com iniciais J: pagamento a partir de quinta-feira (9);

* Trabalhadores com iniciais K e L: retirada a partir de sexta (10);

* Trabalhadores com iniciais M: saque na segunda-feira (13);

* Trabalhadores com iniciais N, O, P e Q: pagamento a partir de terça-feira (14);

* Trabalhadores com iniciais R: pagamento a partir de quarta-feira (15);

* Trabalhadores com iniciais S, T e U: pagamento a partir de quinta-feira (16);

* Trabalhadores com iniciais V, Y, X, Z, K, W : retirada a partir de sexta-feira (17).

Antes de sair de casa para sacar o valor de R$270, a orientação da secretária da Sempe é que o beneficiário acesse o site www.salvadorportodos.salvador.ba.gov.br, digite o CPF ou Número de Identificação Social (NIS) para verificar se o valor está disponível e quando pode sacar a quantia.