Pesquisa mostra que 94% dos assistidos aprovam centros de distribuição de refeições

Vitor Santos/Ascom Sempre

Levantamento realizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), aponta que 94% dos usuários dos centros de distribuição de refeições da Prefeitura de Salvador aprovam a iniciativa da criação dos cinco pontos para oferta de alimentos espalhados estrategicamente pela cidade. De acordo com os dados, 56,7% dos entrevistados consideram “bom”, 37,3% “ótimo” e 6% “regular”. Sobre a qualidade da refeição oferecida, 50,7% responderam bom, 22,7% ótimo, 16% regular. Indagados sobre a qualidade do atendimento, 58,3% consideram bom, 33,3% ótimo, 7,7% regular e apenas 0,7% ruim.

A pesquisa de satisfação foi realizada no período de 16 a 19 de agosto, com 300 pessoas e tem como objetivo coletar informações que possibilitem avaliar a qualidade dos serviços prestados nas bases de entrega de alimentação na capital baiana. Os dados também revelam ainda o perfil dos assistidos. 71,3% é do público masculino e 28,7% feminino. Os idosos representam 34% e as pessoas com algum tipo de deficiência 21,7%.
Aproximadamente 32% dos que utilizam os pontos de entregas de refeições já são assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 8% pelos Centros Pops.

A secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Juliana Portela, avaliou de forma positiva o resultado da pesquisa. “É satisfatório ver que nossas ações surtem efeito na vida das pessoas que mais precisam e estão sendo bem aceitas. As pessoas em vulnerabilidade, com certeza, são as mais afetadas com a crise causada pelo coronavírus, por isso, diariamente estamos pensando em ações com olhar inclusivo para este público”, afirmou.

Ainda conforme a titular da pasta, o levantamento “contribui para direcionar e fortalecer as políticas públicas realizadas pela secretaria durante e pós pandemia”, concluiu Portela.

Durante a pandemia os centros criados para ofertar as quentinhas ao público em vulnerabilidade já distribuiu cerca de 480 mil refeições. Os pontos de distribuição gratuitos estão localizados nos bairros de Itapuã, Pau da Lima, Barris, São Tomé de Paripe e Barroquinha, funcionando das 11h às 13h.