CRAS da Boca do Rio realiza oficina de educação financeira para assistidos

Vitor Santos/ Ascom Sempre

Refletir sobre os hábitos de consumo e possibilidades diante de gastos emergências, além de estimular a autonomia financeira familiar às pessoas de baixa renda são objetivos da oficina “Dando um Jeito na Vida Financeira”. A ação realizada nesta terça-feira (05), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Boca do Rio, unidade vinculada à Secretaria de Combate a Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), faz parte do projeto Futuro na Mão, realizado pelo Ministério da Cidadania (MDS).

A oficina tem como público-alvo beneficiários do Bolsa Família e são divididas em três eixos: formação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

Vitor Santos/ Ascom Sempre

Acompanhando a atividade, a consultora do Ministério da Cidadania, Ana Márcia Ramos, avaliou a realização da oficina nas unidades da secretaria, no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). “É de suma importância perceber que o projeto Futuro na Mão, realizado pelo MDS e executado pela Sempre, contribui para quebrar o ciclo da pobreza entre gerações e melhorar a gestão do orçamento de famílias atendidas pelos centros”, disse.

Ao receber os cofrinhos de papel, material educativo voltado para despesas do dia a dia, emergências e os sonhos e projetos da família, a aposentada e usuária do CRAS, Carmenzita Souza, 76 anos, comemorou. “Com esses minhaeiros vou colocar em prática tudo que estou aprendendo aqui. Vou separar o dinheiro e aprender a economizar”.

Para a assistente social do Centro de Referência e multiplicadora do curso, Lucinei Luz, perceber a evolução das famílias, através das atividades realizadas, é motivador. “Nada mais gratificante do que ouvir depoimentos de famílias que, após a oficina, estão conseguindo se organizar financeiramente e começar a conquistar seus sonhos”, disse.

No segundo encontro as famílias irão receber a agenda educativa para identificar, através de etiquetas adesivas, sua fonte de renda e os principais gastos. No último momento é entregue a cada participante do curso, a “Carteira Familiar”, kit composto por uma carteira e duas cadernetas para registro de entradas e saídas de dinheiro.

 

 

 

 

<< Voltar